Doenças reumáticas autoimunes podem coexistir com os cânceres malignos e estarem relacionadas por diversos fatores ao longo do histórico de saúde do paciente. O câncer pode ocasionar surgimento de dor e inchaço nas articulações, semelhante a uma doença reumática autoimune provando assim que as DOENÇAS REUMÁTICAS AUTOIMUNES tem uma relação com o CÂNCER maligno. Sendo que esses achados podem acontecer até vários anos antes mesmo da descoberta do câncer.
É o que chamamos síndrome paraneoplásica.
Por outro lado, o risco de surgimento de câncer maligno é maior em pacientes com doenças reumáticas autoimunes do que na população geral. Isso ocorre por diversos motivos, incluindo o uso de alguns imunossupressores.
Alguns sinais de alerta para o câncer são:
- perda de peso inexplicada,
- anemia que surgiu rapidamente,
- dor muscular com doença autoimune que provoca inflamação e perda de força de coxas e braços, acarretando dificuldades para subir escadas;
- fascite palmar (inflamação na palma das mãos);
- surgimento de artrite súbita em pessoas com mais de 60 anos, especialmente do sexo masculino.
Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, não usar cigarros, dormir bem, cuidar das emoções e realizar acompanhamento com seu médico com frequência são algumas ações para prevenção do câncer maligno e o controle da sua doença reumática autoimune.
Temos também outros artigos que talvez você tenha interesse, confira também sobre como as emocoes positivas afetam nossa saude.