DOENÇAS REUMATICAS autoimunes e o LUPUS

As doenças reumáticas autoimunes afetam os tendões, ligamentos, ossos, músculos e articulações. Entre as doenças reumaticas autoimunes, o Lupus eritematoso sistêmico que é considerado uma doença inflamatória cronica pode apresentar sintomas em diversos orgãos de forma lenta e progressiva que variam em fases de atividade e remissão. 

Uma doença reumática auto imune acontece quando há uma “desregulação” do seu sistema imunológico. Para tal, nesse artigo, vamos falar sobre o Lúpus eritematoso sistêmico (LES), uma condição autoimune, na qual, o sistema imunológico, que normalmente nos protege contra infecções e doenças, começa a atacar os próprios tecidos do corpo. Infelizmente, a ciência ainda não descobriu todos os motivos que desencadeiam esse tipo de condição.

Uma doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo, é como se o confundisse com algo estranho. Existem uma grande quantidade de doenças reumáticas autoimunes, incluindo o lúpus eritematoso sistêmico (LES). O lúpus é uma doença crônica. Ela  pode apresentar diferentes fases de piora dos sintomas que se alternam com períodos de sintomas leves.

1-    O que é Lúpus eritematoso sistêmico?

O lúpus é uma condição de longo prazo que pode causar inflamação na pele, órgãos e em vários outros lugares do corpo.

O Lúpus eritematoso sistêmico (LES) – O LES pode afetar muitas partes do corpo de várias maneiras. Pode variar de leve a grave. Não há cura, mas o tratamento precoce pode ajudar a manter os sintomas sob controle e a doença pode entrar em “remissão” como se estivesse inativa, “dormindo”, sem manifestar sintomas.

2-    Causas

Não está claro porque algumas pessoas têm lúpus. Acredita-se que seja o resultado de uma mistura de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Por exemplo, o sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos que combatem a infecção. No lúpus, o corpo também produz auto anticorpos semelhantes, mas atacam os próprios tecidos do corpo. Não temos certeza porque isso acontece.  No entanto, sabemos que o lúpus eritematoso sistêmico não é contagioso, então você não pode pegar de ninguém ou transmitir a outras pessoas.

 3-    Sintomas

Os sintomas mais comuns do lúpus são:

  •         Dores nas articulações;
  •         Erupções cutâneas, que podem se tornar perceptíveis depois de se expor ao sol;
  •         Cansaço frequente, conhecido como fadiga;
  •         Úlceras na boca ou nariz;
  •         Perda de cabelo;
  •         Febre;
  •         Perda de peso;
  •         Inchaço dos gânglios linfáticos, no pescoço, axilas ou virilha, ou sob o queixo;
  •         Depressão;
  •         Ansiedade.

O lúpus pode afetar muitas partes diferentes do corpo e, quando órgãos internos como coração, pulmões, cérebro ou rins estão envolvidos, pode ser muito mais grave.

Confira os principais sintomas do LES no corpo humano:

Pele e boca

É comum que uma erupção cutânea se desenvolva em partes do corpo expostas ao sol, mais comumente no rosto, pulsos e mãos. Estudos apontam uma relação do Lupus com o fenômeno de Raynaud, onde algumas pessoas notam que seus dedos mudam de cor no tempo frio, ficando primeiro muito pálidos, depois azuis e finalmente vermelhos. Isso é chamado de fenômeno de Raynaud e é causado pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, o que reduz o suprimento de sangue para os dedos das mãos ou dos pés.

Cabelo

O afinamento geral do cabelo é bastante comum entre as pessoas que têm lúpus. Em alguns casos, pode haver manchas onde o cabelo não cresce, e isso é chamado de alopecia areata. Raramente a alopecia pode ser mais grave e afetar grandes áreas do couro cabeludo.

Juntas

A dor nas articulações é comum no lúpus, especialmente nas pequenas articulações das mãos e dos pés. 

A dor dos músculos e articulações também pode ser devida a uma outra condição associada , chamada Fibromialgia. Esta é uma síndrome de dor generalizada e acredita-se que seja causada por um desequilíbrio no sistema nervoso central que controla e processa os sinais de dor. É mais comum entre pessoas com lúpus.

Rins

Pessoas com lúpus podem ter problemas nos rins. Os rins desempenham vários papéis importantes, incluindo ajudar a remover toxinas do sangue. Até que o dano renal seja grave, não há sintomas visíveis. Muitas vezes causa pressão alta. Um sinal de acometimento do rim é a presença de proteína na urina, que se torna espumosa. Por isso é importante realizar exames da urina com frequência 

Sangue e vasos sanguíneos

O lúpus também pode causar anemia, que é quando você tem redução de glóbulos vermelhos. Essas células transportam oxigênio pelo corpo e, se você não tiver o suficiente, pode ficar sem fôlego e se cansar rapidamente.

Pessoas com lúpus também podem ter um baixo número de plaquetas, células que ajudam o sangue a coagular. O lúpus também pode afetar seus glóbulos brancos, que são importantes no combate a infecções.

Cérebro e sistema nervoso

Pessoas com lúpus podem apresentar ansiedade ou depressão. Algumas pessoas têm dores de cabeça frequentes , tonturas, perda de memória ou confusão. O lúpus pode causar crises semelhantes à epilepsia ou, muito raramente, sentimentos de paranóia.

Coração e pulmões

O lúpus pode causar pressão alta, principalmente se os rins estiverem envolvidos. Comprimidos de corticoides, que são frequentemente usados ​​para tratar o lúpus, podem aumentar a pressão arterial quando usados ​​em altas doses.

O lúpus também pode torná-lo mais propenso a ter colesterol alto. Ter níveis elevados de colesterol e pressão alta pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral

Cuide-se

 

Por fim, o lúpus afeta cada pessoa de uma forma diferente. Os tratamentos são muito eficazes quando são iniciados logo após o aparecimento dos primeiros dos sintomas. Neste caso, procure imediatamente o seu médico.

Em busca de outros conteúdos sobre as doenças reumaticas, confira essa matéria .

Dra. Célia Alcântara

Dra. Célia Alcântara

Médica Reumatologista em Fortaleza

Compartilhe nas redes sociais:

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

O que achou? comente aqui embaixo.

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Dra. Célia Alcâtara
Olá. somos da equipe de atendimento da Dra. Célia Alcântara, como podemos te ajudar?