A artrite psoriática, também conhecida como APs, é uma doença inflamatória que afeta as articulações e está frequentemente associada à psoríase, uma condição de pele que causa manchas vermelhas e escamosas.
Em grande parte dos casos, os sintomas articulares surgem após as manifestações cutâneas, mas em até 10% eles podem aparecer antes das lesões de pele.
A APs faz parte do grupo das espondiloartropatias, doenças que compartilham características como acometimento do esqueleto axial e periférico, além de inflamação nas enteses (áreas de inserção dos tendões) e associação com o marcador genético HLA-B27.
Vamos entender melhor quais são os sinais e sintomas da artrite psoriásica, como é feito o diagnóstico e o tratamento.
Fatores de risco da Artrite Psoriásica
A artrite psoriásica é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio organismo como se ele fosse uma ameaça.
Não se sabe exatamente o que causa esse desequilíbrio. Existem alguns fatores de risco, além de ter a psoríase que aumentam as chances de desenvolver a artrite psoriásica, tais como:
- Idade: a doença aparece principalmente entre os 30 e 50 anos, igualmente entre homens e mulheres;
- Etnia: pessoas brancas têm mais chances de desenvolver a doença;
- Histórico familiar: pessoas com casos na família são mais propensas a terem artrite psoriásica.
Principais sintomas da Artrite Psoriática
Os sintomas da APs variam de pessoa para pessoa. Há quem tenha a artrite psoriásica na forma mais grave, quando várias articulações são comprometidas, enquanto outras podem ter sintomas leves em uma ou duas articulações.
A artrite psoriásica pode atingir as articulações de apenas um lado ou ambos os lados do corpo. As articulações ficam doloridas, inchadas e quentes ao toque, assim como também ocorre na artrite reumatoide.
Dor e rigidez nas articulações:
A artrite psoriática pode afetar articulações periféricas, axiais ou ambas, frequentemente de forma assimétrica.
Entesites e dactilite ou Inflamação nos tendões ou ligamentos:
Inflamações que podem causar dor e inchaço em áreas como calcanhares e dedos.Ocorre principalmente na parte de trás do calcanhar, chamada de tendinite de Aquiles, ou na sola do pé, conhecida como fascite plantar
Alterações nas unhas:
Espessamento, manchas e até descolamento. Em alguns casos depressões, hemorragias debaixo da unha, espessamento da unha e até mesmo destruição completa da unha, chamada de onicólise, são lesões comuns em quem tem a doença.
Diagnóstico da Artrite Psoriática
O diagnóstico da artrite psoriática envolve uma avaliação clínica detalhada, exames laboratoriais e de imagem, além da exclusão de outras condições como artrite reumatoide e gota. O diagnóstico correto é feito pelo reumatologista, busque sempre um médico da sua confiança.
Tratamento da Artrite Psoriática
Embora a artrite psoriática não tenha cura, o tratamento visa controlar a inflamação, reduzir os sintomas e prevenir a progressão da doença. As opções incluem:
- Medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores: Para aliviar dor e inchaço.
- Imunobiológicos: Para casos mais graves, que visam controlar a resposta imunológica.
- Fisioterapia e exercícios: Para manter a mobilidade das articulações e fortalecer os músculos.
A APs exige um acompanhamento regular com o reumatologista, que ajustará o tratamento conforme a evolução da condição.
Manter hábitos saudáveis, como praticar atividade física e cuidar da saúde mental, também pode ajudar no manejo dos sintomas e na qualidade de vida.