IMUNOBIOLÓGICOS: o que são esses medicamentos?

Você já deve ter visto falar de medicamento biológico, não é mesmo! Mas e os imunobiológicos: o que são esses medicamentos? 

Os imunobiológicos ou biofármacos, são medicamentos obtidos por alguma fonte ou processo biológico. Em outras palavras, o princípio ativo do medicamento é obtido através do emprego industrial de micro-organismos: vírus, bactérias ou células vivas que são inativadas e modificadas geneticamente e programadas para produzir uma proteína que queremos. 

 Em sua maioria por uma tecnologia conhecida como DNA recombinante.

Os imunobiológicos são complexos com alto peso molecular, por isso o processo de produção deles não é simples. 

Atualmente existem novos componentes biológicos, moléculas vivas criadas por engenharia genética a partir de micro-organismos, mas com constituição cada vez mais próxima da molécula humana, permitindo tratar as patologias por longo prazo com menor impacto para o paciente. 

Inovadores, os imunobiológicos agem no foco da doença em pontos particulares do sistema imune podendo por exemplo; bloquear ou neutralizar algo específico de um processo inflamatório. 

Estão presentes no tratamento de doenças crônicas como:

– câncer, 

– hepatite e 

– doenças inflamatórias imunomediadas (onde o sistema imune passa a atacar o próprio corpo)

As terapias modernas com medicamentos imunobiológicos tem indicação no tratamento de Artrite Reumatoide (AR), Espondilartrite (EpA), Lúpus, dentre outras. Onde o foco é melhorar a qualidade de vida da pessoa e retardar o ciclo natural da doença. 

infiltração medicamento imunobiológico

Os medicamentos  imunobiológicos nas doenças reumatológicas trouxeram um importante avanço no tratamento de várias patologias. Eles substituem as altas doses de medicamentos utilizados no passado e que não controlavam tantos essas patologias autoimunes. E hoje nós temos uma gama de tratamentos com imunobiológicos que visa melhorar a qualidade de vida do paciente e estabilizar a doença autoimune. 

Os imunobiológicos atuam como imunossupressores, ou seja, eles diminuem a atividade da doença. 

São medicamentos aprovados pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS . São aprovados pela ANVISA e tem uma cobertura pelos planos de saúde e alguns deles pelo SUS.

Medicamentos imunobiológicos – o que você precisa saber?

Os medicamentos imunobiológicos são medicamentos que controlam as inflamações causadas por desordens no nosso organismo. São medicamentos que controlam os sintomas e o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esses tipos de doenças reumatológicas e outros tipos de doenças autoimunes. 

Não existe prevenção para esses tipos de doença, existe controle!

Como é o tratamento feito com imunobiológicos?

Os imunobiológicos atuam como imunossupressores, ou seja, eles diminuem a atividade da doença. Como tal, eles têm alvos principais para receptores de superfície, citocinas e moléculas de sinalização intracelular encontradas durante as respostas inflamatórias.

A dor e as deformidades física são sintomas presentes na maioria das doenças autoimunes. E nesse ponto que entra em jogo o papel dos imunobiológicos, pois eles reduzem esses sintomas, melhorando o sofrimento do paciente.

Alguns casos o tratamento com medicamentos imunobiológicos é indicado logo após o diagnóstico,dependendo do regime estabelecido pela doença. Em outros, existem protocolos que primeiro tem que ser tratado com outras drogas e só depois incluir o uso de imunobiológicos. 

Quais doenças autoimunes são tratadas com imunobiológicos?

As doenças autoimunes existem em quase todos os campos da medicina, e as pessoas diagnosticadas com qualquer uma das seguintes condições podem ser tratadas com medicamentos imunobiológicos de acompanhamento:

  • Artrite Reumatoide
  • Psoríase
  • Artrite psoriásica
  • Espondilite Anquilosante
  • Lupus Eritematoso Sistêmico
  • Esclerose Múltipla

Vale lembrar que por enquanto não há cura para doenças autoimunes, então os pacientes precisam conviver com elas. No entanto, isso não significa que devam perder qualidade de vida, razão pela qual a terapia imunobiológica é recomendada.

Com imunobiológicos, os sintomas que se repetem no próprio corpo podem ser aliviados.

Fique atento (a)! Pergunte, converse com seu reumatologista e busque se informar se o seu tratamento corresponde com as orientações da SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia), onde o objetivo sempre é o tratamento com ênfase na melhora da sua qualidade de vida e bem estar integral. 

Importante saber que, enquanto estiver em tratamento ao surgimento de qualquer doença, mesmo que seja um resfriado, informe seu médico. 

Atenção! Cada caso é único. E deve ser orientado por especialista capaz de acompanhar o paciente em todo o processo, esclarecendo sempre o que deve ser feito.

Convido você para acessar outros conteúdos disponíveis por aqui, como esse: DOENÇAS REUMÁTICAS AUTOIMUNES e sua relação com o CANCER

Deixe seu comentário com sua opinião a respeito ou dúvidas.

Dra. Célia Alcântara

Dra. Célia Alcântara

Médica Reumatologista em Fortaleza

Compartilhe nas redes sociais:

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

O que achou? comente aqui embaixo.

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Dra. Célia Alcâtara
Olá. somos da equipe de atendimento da Dra. Célia Alcântara, como podemos te ajudar?